BHP testa o uso de óleo vegetal hidrotratado (HVO) em caminhões operando na Austrália

Por Conexão Mineral 07/03/2023 - 16:54 hs
Foto: BHP
BHP testa o uso de óleo vegetal hidrotratado (HVO) em caminhões operando na Austrália
Combustível renovável em caminhões da operação de Yandi, na Austrália

A BHP está testando o uso de óleo vegetal hidrotratado (HVO) em equipamentos de mineração  em suas operações de minério de ferro Yandi, na Austrália Ocidental. Fornecido por meio de uma parceria de colaboração com a bp, empresa de um dos maiores conglomerados de energia do mundo, o diesel renovável feito de HVO será usado em caminhões de transporte e outros equipamentos de mineração durante um período experimental de três meses.

Segundo o presidente de ativos da BHP Western Australia Iron Ore (WAIO), Brandon Craig, "cerca de 40% das emissões operacionais de gases de efeito estufa da BHP vêm do uso de combustível diesel, e este é um foco central de nossa estratégia de descarbonização”. “Em última análise, nosso objetivo é ter frotas de caminhões totalmente elétricos em nossos locais, mas combustíveis alternativos como o HVO podem nos ajudar a reduzir nossas emissões enquanto ocorre a transição para a eletrificação”.

“Esta colaboração com as equipes da Yandi e da bp é realmente empolgante de se ver, dada a aplicação potencial em nossos negócios WAIO e nas operações da BHP globalmente.”

O presidente da bp Austrália, e vice-presidente sênior de combustíveis e soluções de baixo carbono, Ásia-Pacífico, Frederic Baudry, diz que a ambição da bp de ser uma empresa líquida zero até 2050 ou antes, e ajudar o mundo a chegar a zero líquido, reconhece o papel crucial que a bp tem para atuar na transição energética. “Globalmente, a bp planeja aumentar seu investimento em energia de baixo carbono. Forjar parcerias estratégicas com empresas como a BHP permite que a bp crie soluções que satisfaçam a crescente demanda por combustíveis com baixo teor de carbono em setores como mineração e transporte.”

A BHP tem uma meta de médio prazo para reduzir as emissões operacionais de gases de efeito estufa em pelo menos 30% até o ano fiscal de 2030, a partir de uma linha de base do ano fiscal de 2020. Aproximadamente 40% das emissões operacionais da BHP, durante o ano fiscal de 2020, vieram de equipamentos movidos a diesel.

O HVO deve ter uma certificação reconhecida internacionalmente, atentando o uso de matérias-primas mais sustentáveis, como produtos residuais.

A BHP, sediada em Melbourne, Austrália, atua em mais de 90 localidades em todo o mundo. No Brasil, detém 50% de participação na Samarco.